Barba Rock à História

Jorge Silveira Filho, mais conhecido como (Barba Rock), nascido em Canoas, Rio Grande Do Sul, começou sua jornada musical aos 6 anos passando as tardes de sábado na companhia de seu pai Jorge Silveira, experiente Radialista nas décadas de 70 e 80, desfrutando de uma coleção de mais de 3.000 Lp's dos mais variados estilos musicais, estilos esses que moldaram seu gosto musical e o ouvido para apreciar os detalhes que fazem de uma composição uma obra prima. Na falta de ter com quem ficar em casa, acompanhava muitas vezes seu pai para as rádios, tendo contato com grandes locutores, artístas e shows de auditóio, sentindo de perto todo o encanto e paixão que a indústria da música proporcionava.

Aos 10 anos  conheceu seu melhor amigo, Fábio Küguer (Amizade dura até hoje) que lhe mostrou os primeiros acordes em um violão, além de incentivar a busca pelas novidades musicais que estavam surgindo no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Aos 18 anos teve contato com a guitarra e decidiu montar uma banda e já nos primeiros ensaios ele já sabia que sua vida daí em diante seria guiada pela música. Aos 23 anos começou a estudar profundamente a música e desvendar seus mistérios, do ano de 2004 à 2010 se dedicou especificamente a dar aulas e passar seu conhecimento, tendo mais de 400 alunos, em 2010 foi morar na Argentina em Buenos Aires onde desenvolveu o projeto Insturmental na guitarra (Piano Bar) tocando músicas do Carlos Santana, Gary Moore, Joe Satriani acompanhado por trilhas pré gravadas, fazendo com que um guitarrista pudesse excurcionar sozinho.

Na volta para o Brasil em 2011 passou a tocar na noite de Porto Alegre, tendo o privilégio de tocar com grandes artistas e músicos experientes, aprendendo os mistérios que envolvem os arranjos musicais e preenchendo as lacunas sonoras que a falta de alguns instrumentos faziam em apresentações ao vivo.

Até 2021 toda sua experiência com as bandas foi dedicado em analisar o que mais funcionava para se fazer um grande show. Em 2022 toda a experiência adquirida, os anos de estrada, os estudos, levaram o Barba Rock a elaborar seus próprios projetos, cuidar minusiosamente de cada detalhe, quais solos e arranjos são indispensáveis, a escolha do repertório, o equipamento a ser usado,escolher os músicos que mais se encaixam em cada projeto, tudo para que a experiência vivida pelos espectadores nos shows seja inesquecível.